Se você já trabalha com marketing digital, deve saber que vender nas redes sociais tem trazido ótimos resultados para marcas e empresas.

São ótimos canais para atrair novos clientes, gerar mais tráfego para o site ou blog, e consequentemente, aumentar as vendas.

No entanto, nem todo mundo sabe quais as estratégias adotar nas mídias sociais, e sem falar que cada rede social possui suas próprias regras e as formas de divulgação são diferentes. 

Então, você quer saber como divulgar e vender seus produtos ou serviços nas principais redes sociais? Descubra aqui!

Por que vender nas redes sociais?

Primeiramente, se o seu objetivo é aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, ser econtrado facilmente por potenciais clientes, é essencial aprender a vender nas redes sociais.

Isso porque, já está mais do que provado que são plataformas eficazes para qualquer tipo de negócio, em especial, o Facebook, Instagram e YouTube, pois recebem milhares de acessos diariamente.

Se você está começando agora, talvez esteja se perguntando: por que vender nas mídias sociais?

Simplesmente porque é aí que estão os seus potenciais clientes.

Obviamente que as pessoas acessam seus perfis para compartilhar fotos e vídeos com amigos, enviar mensagens, ver o que está acontecendo no mundo, mas também para comprar. 

Porém, um erro muitas vezes cometido é achar que basta postar a foto de um produto que a venda já está garantida, e não é bem assim que funciona na prática.

Existem estratégias direcionadas para cada rede social, e o que funciona para uma, talvez não funcione para outra.

Por isso, vamos mostrar em detalhes o que fazer para aumentar suas vendas usando o Facebook, Instagram e YouTube.

Como vender nas redes sociais?

Vamos focar aqui basicamente no Facebook, Instagram e o YouTube, uma vez que são as redes sociais mais acessadas:

Como vender no Facebook?

Atualmente, o Facebook é a rede social mais acessada no mundo pela maioria das pessoas. Portanto, é uma das mais indicadas para você promover o seu produto e/ou serviço.

Para quem é iniciante, pode usar o perfil pessoal, mas assim que começar a alcançar mais visibilidade, a dica é criar um perfil profissional, pois com isso passa mais credibilidade.

A estratégia de como vender produtos nas redes sociais é despertar o interesse e atenção do maior número de pessoas. Por isso, priorize fotos, vídeos e artigos bem elaborados e atrativos.

Se você tiver disponibilidade para investir um pouco mais com o marketing para redes sociais, pense em anúncios. O próprio Facebook oferece recursos para promoção de produtos, inclusive, a própria plataforma busca clientes potenciais para o seu produto.

Pode parecer um pouco confuso, principalmente para quem está começando, mas você encontra diversos tutoriais na internet de como divulgar um produto no Facebook.

Como usar o Instagram para vender meus produtos?

Quando o assunto é vender nas redes sociais, o Instagram não pode ficar de fora, e tem atraído a atenção de inúmeras empresas, tamanho seu engajamento.

Como é uma rede social cuja base é o visual, você deve focar na postagem de fotos e vídeos, mas sempre priorizando a qualidade. Por exemplo, uma foto com a imagem desfocada e de má qualidade, dificilmente vai ser visualizada.

Para criar mais engajamento, procure inserir pequenos textos, com uma breve descrição sobre o produto, e se possível, um link para o seu site.

Uma outra estratégia muito eficaz para vender nas redes sociais usando o Instagram é por meio dos Stories. 

Produza um vídeo criativo, e lembrando que, no Instagram, os vídeos devem ter, no máximo, 1 minuto. É o tempo suficiente para destacar os pontos mais importantes do seu produto/serviço.

É possível vender usando o Youtube?

Se você souber aproveitar todas as funcionalidades do YouTube, vai ficar surpreso com os resultados.

O YouTube é a rede social dos vídeos, onde as pessoas comentam, curtem e compartilham, e quanto mais bem produzidos os vídeos, a tendência é gerar mais interação, e consequentemente, alcançar um público maior.

Se por um acaso seu orçamento estiver apertado, você mesmo pode produzir um vídeo do seu produto ou serviço, ou peça para um amigo te ajudar.

Para vender nas redes sociais através do YouTube, saiba que quando um seguidor vê como um determinado produto funciona, a tendência é comprar.

Assim com em outras plataformas, também existem diversos tutoriais na internet que ensinam como criar um vídeo, adicionar um efeito especial e postá-lo.

Estratégias de como vender nas redes sociais

Como já mencionado, para vender nas redes sociais, não é só postar imagens de produtos ou um vídeo mostrando o serviço. 

Existem algumas estratégias específicas para alavancar a divulgação em redes sociais. Separamos algumas:

Exclusividade

Não importa qual seja seu produto ou serviço, o cliente precisa ter a sensação de que aquele produto foi feito exclusivamente para ele, e claro, é a solução que procura. 

Conteúdo de qualidade

O conteúdo também precisa ser único, de forma que o cliente se sinta tão atraído, que vai querer comprar o produto imediatamente.

Busque interagir com seu público

Para aumentar o engajamento, interaja com seus seguidores. Para isso, responda às perguntas, comente, e mostre a eles que você está ali para ajudá-los. 

Poste regularmente

Para vender nas redes sociais, a chave é postar regularmente, pelo menos, de dois em dois dias. 

Agora, não poste só por postar. Nesse caso, é melhor não publicar e ter certeza quando o conteúdo vai agregar algum valor para seus clientes.

De tudo o que você acabou de ver aqui de como vender nas redes sociais, provavelmente concluiu que é uma estratégia que não pode e nem deve ser negligenciada. 

Mas antes de se lançar nas redes sociais, pesquise em quais seus potenciais clientes estão, o que procuram, quais os horários que acessam, e dessa forma, você adapta sua estratégia e pode vender mais pelas redes sociais.