Na última década, o uso de aplicativos móveis explodiu em todo o mundo. No final de 2020, havia cerca de 3,5 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, e cerca de 1,4 bilhão de smartphones foram vendidos apenas naquele ano.

Como resultado, há um aumento na demanda por aplicativos móveis entre a maioria das grandes empresas e negócios. 

Além de fornecer serviços e mercadorias para seus clientes, os proprietários de negócios também usam aplicativos para aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI) de várias maneiras. 

Da promoção da marca ao aprendizado sobre sua base de consumidores, quase não há limite para a utilidade que você pode obter deles.

Se você deseja saber quanto sua empresa e seus consumidores podem se beneficiar com uma experiência de aplicativo móvel, este artigo contém alguns dos pontos mais importantes a serem considerados.

Índice

  • Maneiras de usar aplicativos móveis para sua empresa
  • O que você pode fazer com seu aplicativo
  • Conclusão
  • Maneiras de usar aplicativos móveis para sua empresa
  • Para ter sucesso ao investir em um aplicativo móvel para sua empresa, você deve prestar muita atenção à sua abordagem. 

Dependendo das necessidades de sua marca, existem várias maneiras de se tornar móvel.

Embora o objetivo principal de seu aplicativo seja interagir com sua base de clientes, o objetivo da interação geralmente difere de uma empresa para outra.

Aqui estão algumas das abordagens mais populares e eficazes (com exemplos) que observamos no mercado.

Aplicativos de resolução de tarefas

Esses aplicativos ajudam os usuários a executar tarefas ou desfrutar de serviços que sua empresa oferece de forma remota e conveniente. 

A maioria dos aplicativos móveis costuma incluir a resolução de tarefas como um elemento básico. 

Pode ser uma ferramenta para funcionários remotos acessarem bancos de dados de clientes, um aplicativo que os proprietários de carros usam para controlar seus carros remotamente ( BMW ) ou até mesmo um aplicativo de compras.

Apps de fidelidade

Os aplicativos móveis também podem ser uma ótima maneira de aumentar a lealdade entre seus clientes. Marcas como ASUS e Starbucks administram programas de fidelidade e oferecem incentivos para recompensar ‘bons clientes’.

Como resultado, os clientes continuam voltando para a marca em troca desses benefícios.

Aplicativos divertidos

Os aplicativos nem sempre têm como objetivo realizar tarefas sozinhos. 

Ao entreter seus usuários com o aplicativo de sua marca, você também pode manter a maioria dos usuários presa, mesmo sem oferecer incentivos diretos. 

Aplicativos de atendimento ao cliente e chatbots

Esses aplicativos seguem o modelo básico de comunicação. Eles servem como uma ponte entre os funcionários da marca ou software e usuários para fins de solução de problemas.

Os clientes podem relatar os problemas que estão enfrentando e encontrar soluções, enquanto por sua parte, as marcas podem notificar os usuários sobre atualizações e novos serviços.

Aplicativos de conteúdo 

Celebridades e especialistas em serviços também usam aplicativos móveis para compartilhar seu conteúdo em um espaço digital que controlam. 

Agora que consideramos algumas das maneiras comuns de usar aplicativos móveis, vamos ver o que você pode fazer por seus clientes usando qualquer uma dessas abordagens.

O que você pode fazer com seu aplicativo

Existem inúmeros benefícios em ter um aplicativo. Vamos dar uma olhada em alguns deles. Com um aplicativo, você pode:

Ofereça mais valor aos seus clientes

A última década mudou significativamente o cenário de negócios. Os proprietários de empresas agora dependem fortemente da tecnologia para iniciar e concluir transações com os consumidores. 

Os aplicativos móveis são um dos principais elementos da tecnologia moderna que estão mudando consistentemente a forma como os consumidores compram e satisfazem suas necessidades.

Com o ritmo cada vez maior de avanço tecnológico, as expectativas dos consumidores também crescem. Os aplicativos móveis costumam ser um ótimo canal para atender a essas expectativas. 

Por exemplo, um dos principais tipos de negócios que mais se beneficiam do uso de aplicativos móveis são as compras no varejo.

Ao aderir ao celular, você com certeza tornará seus produtos e serviços mais acessíveis e fáceis de usar. 

O comportamento do consumidor moderno prioriza a conveniência e os aplicativos tornam isso disponível na ponta dos dedos do cliente.

Construir uma marca mais forte

Quanto mais valor você oferece a seus clientes, mais interesse eles desenvolvem por sua marca. No entanto, é impossível alcançar uma experiência de marca profunda sem esforços deliberados de branding. 

É aqui que entram os aplicativos móveis de marca. 

Mais do que opções de marketing de marca da velha escola, como TV ou publicidade externa, os aplicativos de marca têm se mostrado altamente eficazes nos últimos anos.

As agências de marketing estão usando aplicativos móveis para aumentar o conhecimento da marca e manter um relacionamento próspero com seus consumidores.

Os dispositivos móveis são agora uma parte altamente integrante de nossas vidas diárias, tendo uma grande quantidade de tempo de uso. Os proprietários de aplicativos podem aproveitar esse canal em benefício de sua marca.

Quanto mais elementos de branding (logotipos, combinação de cores etc.) você acertar em seu aplicativo, melhor será o impacto que você pode esperar nos resultados de marketing de sua marca. 

Você ainda pode usar os dados coletados neste aplicativo para entender melhor o seu público-alvo e melhorar a estratégia de marketing da sua marca.

Conecte-se com seus clientes de forma rápida e fácil

Se há algo que influencia muito a satisfação do cliente, é a rapidez e facilidade de acesso às informações sobre uma empresa. 

Às vezes, a principal diferença entre um lead e uma conversão é a velocidade de resposta do suporte. 

Se você deseja oferecer aos seus clientes a melhor velocidade de comunicação possível, um aplicativo móvel dedicado pode ser o elo que faltava.

Ao contrário de sites e outros canais, um aplicativo móvel é muito mais confiável, personalizado e conveniente. Considerando que podem efetuar login com suas informações de contato, os clientes não precisam se preocupar em perder o controle de suas solicitações de suporte. 

Da mesma forma, seus funcionários também podem acessar facilmente essas informações. Isso os ajudará a atender os clientes de maneira mais rápida e melhor.

Além do suporte, os aplicativos móveis são ótimos para solicitar e coletar feedback do cliente.