Como a pandemia covid-19 continua a perturbar a forma como trabalhamos, a transformação digital continua sendo a prioridade de muitos. Aqui estamos sempre atentos, atentos às tendências de transformação digital que virão em 2022. Aqui está um resumo do que aprendemos, bem como do que está previsto para vir. 

Consolidação de fornecedores de software 

Com um influxo de atividades de fusão e aquisição acontecendo em todo o mundo, estamos testemunhando a compra de grandes empresas de private equity, combinada com tecnologias em desenvolvimento, o que resultou na consolidação de fornecedores de software.

 As aquisições de fornecedores de tecnologia foram brevemente impactadas em 2020 pelo início da pandemia , mas a atividade de M&A experimentou uma recuperação em 2021 quando a economia começou a se recuperar. A consolidação nos negócios de tecnologia deve atingir novos máximos em 2022. Em 2022, prevê-se que o nível de atividades globais de fusões e aquisições envolvendo fornecedores de tecnologia ultrapassará os recordes anteriores registrados em 2018.

Ferramentas de transformação digital necessárias para o futuro pós-pandêmico de trabalho híbrido e remoto 

Conforme previsto para 2021, o trabalho remoto e híbrido continua a prosperar. Agora é regra, e não exceção – as empresas oferecem acordos de trabalho flexíveis e permanentes para seus funcionários.

 Com alguns funcionários trabalhando no escritório e outros ainda trabalhando em casa, as organizações vão precisar de tecnologias que possibilitem a colaboração de forma integrada, independentemente da localização. As empresas aproveitaram as ferramentas de transformação digital para gerenciar o trabalho e se coordenar com equipes e partes interessadas que estão globalmente dispersas.

 A Covid-19 acelerou a adoção de tecnologias digitais por anos em todos os setores. A demanda por serviços de transformação digital também se tornará cada vez mais proeminente em 2022, à medida que o trabalho remoto tem precedência sobre a colaboração no local em muitos setores. 

Foco contínuo no poder da IA ​​e hiper automação

Todos os dias, criamos cerca de 2,5 milhões de bytes de dados, e esse número está crescendo a uma taxa exponencial. Mas é importante lembrar que os dados são tão eficazes quanto os sistemas de IA que usamos para gerenciá-los, regulá-los e explorá-los em busca de insights. 

A implementação da Inteligência Artificial se tornará uma função de negócios cada vez mais vital em 2022. É importante nos afastarmos de uma abordagem baseada no medo para a IA, que sugere que a IA e o aprendizado de máquina acabarão ocupando todos os nossos empregos. Este não é o caso a IA aproveitará os recursos humanos, em vez de tirar os empregos. 

O objetivo de aproveitar a IA é automatizar. Essencialmente, isso significa que qualquer tarefa repetitiva sem a necessidade de supervisão humana deve ser incorporada a um processo automatizado. Embora a IA inegavelmente continuará a resultar em certas perdas de empregos, sua eficiência pode trazer enormes benefícios para muitos funcionários. 

Automatizar tarefas servis permite que o empregador use os recursos salvos para tarefas mais objetivas.

A importância da IA ​​para o sucesso da experiência do cliente 

Novas tecnologias, processos e os avanços e benefícios da IA continuarão a afetar positivamente a experiência do cliente em 2022 e além.

Hoje, as empresas podem coletar legalmente percepções profundas sobre seus clientes. Aqueles que estão de olho no futuro estão otimizando seus dados e recursos de análise e aproveitando insights preditivos para se conectar mais de perto com seus clientes.

Empresas cada vez mais distribuídas 

Graças a uma cultura pós-pandêmica de popularidade remota, o trabalho remoto e híbrido veio para ficar. As organizações tradicionais centradas no escritório, que antes dependiam da contratação de funcionários em um local específico, estão se tornando mais dispersas geograficamente.  

As empresas devem acompanhar as transformações tecnológicas se quiserem manter suas equipes dispersas engajadas em tempos de interrupção. Ter as ferramentas de transformação digital certas é fundamental para o sucesso. 

A ascensão do tecnólogo de negócios

Com uma pressão cada vez maior sobre as organizações para digitalizar seus serviços , a importância dos tecnólogos de negócios virá à tona como atores essenciais na aceleração da inovação e da transformação digital. 

Os tecnólogos de negócios serão cruciais para os esforços dos departamentos de TI para acelerar a inovação organizacional. Em 2022, será imperativo que os tecnólogos de negócios “sigam o caminho” quando se trata de transformação digital, e tenham as ferramentas certas para executar estratégias de digitalização bem-sucedidas. 

Digitalização da cadeia de suprimentos

As delicadas cadeias de abastecimento do mundo estão sob uma enorme carga de estresse, contribuindo para o aumento dos preços ao consumidor e uma lenta recuperação econômica global. A digitalização da cadeia de suprimentos e a cadeia de suprimentos 4.0 serão componentes cruciais para aliviar a complexidade dos problemas da cadeia de suprimentos global em 2022. A cadeia de suprimentos 4.0 exige que as empresas repensem sua cadeia de suprimentos e a abordem com inovação, em vez do status quo. 

As cadeias de suprimentos agora têm a oportunidade de alcançar novos patamares de eficácia operacional, para alavancar os modelos de negócios da cadeia de suprimentos digitais emergentes e se transformar em uma cadeia de suprimentos digital.

A Indústria 4.0 combina processos de manufatura tradicionais com nova tecnologia integrada que visa mitigar ineficiências. Esta quarta revolução industrial transformou a maneira como as empresas operam e beneficiam o cliente. 

Veremos a indústria 4.0 expandindo com urgência em 2022, com 91% dos fabricantes aumentando seus gastos com tecnologia em 2021. Em 2022, as previsões apontam para as organizações tentando reunir todas as tecnologias de silos que implantaram ao longo dos anos, com mais produções em movimento para a robótica e a IA e o aprendizado de máquina estão se tornando cada vez mais importantes.

Bluffs de vendas de fornecedores de software expostos 

O mundo dos negócios de venda de software pode muitas vezes ser uma selva de decepções e soluções de vendas de fornecedores incompatíveis. Um dos motivos pelos quais criamos o Olive foi para superar o preconceito nas vendas de software. A compra do software errado pode prejudicar não apenas os negócios, mas também os funcionários. 

De acordo com um relatório do G2, escolhas ruins de software podem levar ao aumento da rotatividade de funcionários, com mais da metade dos entrevistados (52%) afirmando que estão insatisfeitos em suas funções devido ao software incompatível e 24% declarando que consideraram a possibilidade de procurar um novo trabalho devido a software incompatível. 

Acelere a transformação digital

A aceleração das tendências de transformação digital que prevemos em 2022 e além pode parecer esmagadora. Mas, com a tecnologia certa ao seu lado, grandes mudanças serão perfeitas para você e sua organização.