No mundo de hoje, onde 8 em cada 10 de seus clientes em potencial estão procurando por você online, você precisa de um plano de jogo de otimização de mecanismo de pesquisa forte para permanecer competitivo.

Neste artigo, mostraremos um processo passo a passo simples para criar seu plano de SEO e usá-lo para atrair atenção para o seu negócio.

O que é uma estratégia de SEO?

Uma estratégia de SEO  é planejar e implementar etapas para tornar suas páginas da web mais visíveis na internet por meio de mecanismos de busca como o Google.

Simplificando, uma estratégia de SEO é um plano delineado para obter mais tráfego livre para seu conteúdo da web. Isso pode trazer benefícios fenomenais para o seu negócio, especialmente em marketing, como mostraremos a seguir.

Por que sua nova empresa precisa de uma estratégia de SEO

Cerca de 87% dos clientes começam sua pesquisa online antes de fazer uma compra. Se você não estiver em posição de se beneficiar disso, terá que batalhar com seus concorrentes pelos 13% que ainda seguem os métodos tradicionais.

Sua empresa deve ter uma presença online sólida para prosperar hoje. Você precisa de uma estratégia para garantir que os clientes que precisam de você possam encontrá-lo online facilmente.

Com uma estratégia de SEO inteligente, você pode alinhar o conteúdo do seu site com os algoritmos atuais do mecanismo de busca para que fique mais perto dos clientes que procuram por você. 

  • Atraia mais tráfego para seu site e coloque mais atenção em suas ofertas;
  • Aproveite a exposição online gratuita para expandir seus negócios;
  • Facilite para os clientes que desejam que você o encontre;
  • Ganhe confiança e credibilidade em seu setor e;
  • Construa uma marca relevante que o mantenha competitivo.

Processo passo a passo para a criação de uma estratégia de SEO 

Vamos mergulhar em algumas  etapas para criar sua própria estratégia de SEO eficaz e obter mais tráfego grátis para o site de sua empresa. Se você é novo no negócio ou já o dirige há anos, essas dicas são extremamente úteis. 

Encontre suas palavras-chave

Palavras-chave são a base de uma estratégia de SEO eficaz.

Palavras-chave são como os mecanismos de pesquisa entendem o tópico de seu conteúdo da web. É assim que eles decidem para quem mostrar sua página da web, dependendo do que pesquisam.

Para construir uma estratégia de SEO para sua empresa, você deve encontrar palavras-chave que correspondam à intenção do usuário. Você não quer escrever sobre o que as pessoas nem procuram.

Para encontrar palavras-chave que seus clientes provavelmente usarão, você pode realizar uma pesquisa no próprio mecanismo de pesquisa. Depois de ter um tópico em mente, tente digitá-lo no Google e você encontrará sugestões que mostrarão mais palavras-chave relacionadas a esse tópico.

Você também pode usar ferramentas de palavras-chave como SEMrush ou Ubersuggest para encontrar palavras-chave

  • Fácil de classificar (dificuldade de pesquisa inferior a 30)
  • Ter muitas pessoas usando-os (alto volume de pesquisa) e
  • Intimamente relacionado ao que você oferece
  • Anote pelo menos 10 dessas palavras-chave.

É aconselhável usar palavras-chave de cauda longa que contenham três ou mais palavras. Isso ajuda a criar uma palavra-chave menos competitiva e mais exclusiva. Certifique-se de que essas são palavras-chave que as pessoas realmente usam. Por exemplo, “melhor conserto de refrigeradores em São Paulo” em vez de “conserto de refrigeradores”.

Use suas palavras-chave naturalmente ao escrever para seu site. Evite o uso excessivo de palavras-chave (preenchimento de palavras-chave), o que prejudica seus esforços de SEO.

Saiba o que funciona para essas palavras-chave

O sucesso de sua estratégia de SEO não consiste apenas em encontrar palavras-chave, mas em usá-las de maneira adequada.

Depois de encontrar suas palavras-chave, faça uma pesquisa de palavras-chave com ferramentas como o SEMrush ou a ferramenta de palavras-chave do Google . As ferramentas de pesquisa de palavras-chave ajudam a analisar suas palavras-chave e fornecem informações sobre como combiná-las para tornar suas páginas compatíveis com algoritmos de classificação.

Você também pode percorrer as postagens que estão classificando na primeira página do Google. Veja como eles usaram suas palavras-chave para ajudá-los a se classificar. Observe como as páginas de melhor classificação estruturam seu conteúdo. Que valor eles oferecem aos visitantes da web e como o estão oferecendo? Observe como eles elaboram seus títulos também.

Crie seu conteudo exclusivo

Uma coisa que torna as páginas relevantes por anos, apesar das atualizações do algoritmo de SEO: conteúdo valioso e exclusivo que fará com que seus clientes voltem sempre.

O Google sempre classifica o conteúdo valioso acima dos menos valiosos. Ao criar seu conteúdo, certifique-se de que ele seja único, robusto e holístico.

Procure dar o dobro do valor que seus concorrentes deram em conteúdo semelhante. Isso direciona mais usuários à sua página, pois eles obterão conteúdo mais confiável, fácil de entender e envolvente de você.

Trabalhe muito para garantir que seu conteúdo seja rico em qualidade e também em quantidade. Dessa forma, você direciona mais tráfego para o site da sua empresa com mais rapidez.

Faça com que seus backlinks de conteúdo valham a pena

Backlinks referem os usuários de outros sites a informações valiosas sobre o seu site. Eles são como votos de outros sites dizendo aos mecanismos de pesquisa “Esta página contém informações de qualidade sobre esse assunto” – isso é muito sumo de SEO!

Quando outros proprietários de sites vinculam de volta à sua página, isso aumenta a credibilidade do seu site e sua postagem alcançará um público mais amplo do que ir sozinho.

Para que sua postagem obtenha muitos backlinks, crie postagens abrangentes e valiosas que obriguem outros sites a consultá-la.

Faça algo melhor ou diferente e observe os backlinks aparecerem. Além disso, use estatísticas, dados analíticos, citações ou o que quer que faça seu conteúdo se destacar positivamente.

Otimizar para SEO na página

SEO na página são os ajustes que você faz em uma página ou postagem específica para ajudar os robôs dos mecanismos de pesquisa a entendê-la melhor e a indexá-la.

Aqui estão algumas coisas que você precisa observar para melhorar seu SEO na página:

  • Crie seu título e meta descrição para chamar a atenção do usuário,
  • Use URLs curtos e ricos em palavras-chave – eles são fáceis de lembrar e têm uma classificação melhor do que URLs longos,
  • Incorpore links internos – crie links para páginas relacionadas em seu site,
  • Encontre palavras relacionadas à sua palavra-chave alvo e espalhe-as em sua postagem. Por exemplo, se sua palavra-chave for “refrigerador”, as palavras relacionadas são “compressor”, “potência” e “refrigerador”.

Crie seu conteúdo com a intenção de pesquisa do usuário em mente

Escreva primeiro para seus usuários e, em seguida, para os mecanismos de pesquisa. Se você não escrever o que seus usuários estão procurando, não terá chance de se classificar no Google.

Sempre responda às perguntas dos usuários com suas postagens. Realize uma pesquisa completa de palavras-chave para entender a intenção de pesquisa do seu usuário.

Você também pode entrar em contato com seus clientes, perguntar o que eles precisam e escrever sobre isso.

Projete suas páginas para humanos

Para atrair e manter a atenção do usuário, crie páginas amigáveis.

Use fotos, vídeos, gráficos, etc., para tornar sua página mais atraente e fácil de entender. Escreva em um idioma endereçado diretamente a um usuário, pois isso dá a ele a sensação de pertencer à sua postagem.

Respeite o espaço em branco e permita que os leitores relaxem, não os bombardeando com conteúdo excessivo. Divida sua postagem em parágrafos curtos e use uma fonte legível. Certifique-se de que as cores do plano de fundo e da fonte sejam contrastantes o suficiente para ajudar na legibilidade do usuário.

Adicione uma tabela de conteúdo a postagens longas. Separe as ideias em subtítulos. Use marcadores para listar o conteúdo em vez de escrever frases longas. Em tudo o que você fizer, pense em tornar as coisas fáceis para o seu leitor.

Crie backlinks para sua página

Ao publicar seu conteúdo, crie mais backlinks para ele intencionalmente. Você pode fazer isso compartilhando sua postagem em plataformas de mídia social para atrair a atenção.

Você pode escrever para sites com links quebrados para mostrar a eles como sua postagem é valiosa para os usuários, caso eles substituam esse link pelo seu.

Sempre mantenha seu conteúdo atualizado

Com o tempo, seu conteúdo se torna menos relevante conforme as coisas evoluem.

O conhecimento aumenta a cada dia, então você deve revisar e atualizar suas páginas de vez em quando.

Ao atualizar suas postagens, exclua todas as informações que não são mais válidas e adicione as informações corretas a elas. Você pode alterar o design de uma forma que torne seu conteúdo mais acessível e envolvente.