No ano passado, sua empresa adotou totalmente a transformação digital e sua equipe de marketing tem tentado incansavelmente melhorar seu site para atender à crescente demanda por experiências digitais do cliente. 

Os sites não são apenas uma peça de declaração de marketing, eles se tornaram um componente central na experiência geral que você oferece aos seus clientes.

As organizações que entendem isso e adotam a transição de sites estáticos para plataformas de experiência digital modernas, escalonáveis ​​e poderosas, estarão equipadas para lidar com as mudanças na tecnologia e as demandas do envolvimento do consumidor digital em primeiro lugar. 

Neste artigo, fornecemos uma lista de iniciativas e táticas de sites que se alinham com a tecnologia e recursos modernos de sites que ajudarão sua empresa a criar melhores experiências de sites para seus clientes em 2022 e no futuro.

Compreenda os recursos e capacidades do seu site 

Saber o que você precisa melhorar é o primeiro e lógico passo para melhorar seu site. 

É importante entender a plataforma em que seu site é construído, que é chamada de CMS ou sistema de gerenciamento de conteúdo. É em uma plataforma de código aberto como WordPress ou Drupal? 

Depois de identificar a plataforma, observe os recursos e capacidades incluídos em sua licença. Depois de determinar o que está incluído, você pode fazer um inventário dos recursos que está usando e quais não está.

 Por exemplo: se você já está pagando por um recurso como personalização, aproveitar as vantagens disso é algo que deve ser de alta prioridade para 2022. 

Se a plataforma do seu site não oferece muito (especialmente os recursos que suportam as táticas neste artigo), você pode atualizar a edição ou versão do seu site ou mover o seu site para um novo CMS. 

Integrar com aplicativos de terceiros e sistemas empresariais 

Quando o seu site está integrado a outros sistemas de negócios, como um CRM, ele permite que você compartilhe e use dados valiosos do cliente em várias plataformas. A integração do seu site com aplicativos de terceiros estende a funcionalidade do seu site e oferece à sua empresa mais insights que ajudam as equipes de marketing, vendas e suporte ao cliente. 

Os sites são mais do que uma peça de marketing, eles são componentes-chave na experiência digital geral que você oferece aos seus clientes. O ecossistema digital que alimenta essas experiências digitais costuma ser chamado de plataforma de experiência digital ou DXP, e um DXP não é possível sem a capacidade de integração. 

Crie experiências de site exclusivas com personalização 

Se ainda não fez nenhum tipo de personalização, 2022 é o ano perfeito para começar. Pode parecer opressor, mas comece com uma página de destino de campanha de marketing e comece a personalizar várias outras páginas, como sua página inicial e páginas de produtos. 

“80% dizem que são mais propensos a fazer negócios com uma empresa se ela oferecer experiências personalizadas.” 

Isso inclui ofertas personalizadas de produtos e serviços quando um visitante acessa sua página inicial.

Algo importante a ser observado é que bons dados do cliente são um componente vital para uma personalização bem-sucedida. Servir conteúdo no qual você sabe que os visitantes do seu site estarão interessados ​​significa que você precisa saber sobre seus clientes. 

Um exemplo disso está em um artigo de blog e vídeo que fizemos sobre como usar o HubSpot CRM para personalizar o conteúdo da página em seu site CMS Sitefinity . 

Um CRM como o HubSpot, que armazena todos os tipos de dados valiosos do cliente, pode ser usado para criar experiências personalizadas para os usuários do site. 

Compreenda o desempenho da página com o teste A / B  

Como profissionais de marketing, geralmente somos muito bons em saber o que nossos clientes preferem, mas nunca devemos tentar adivinhar o que eles preferem,  isso deve se basear nos resultados. Esses resultados são conhecidos com o teste A / B.  

Testar várias versões de uma página da web com diferentes layouts e conteúdo ajudará a fornecer à sua equipe um feedback valioso que ajudará a melhorar as campanhas de marketing futuras. 

Observe as métricas de cada versão da página. Avalie as métricas usuais, como o tempo médio que um usuário passou na página, a taxa de rejeição e a profundidade de rolagem, mas também observe como a página é convertida. 

As conversões podem ser o envio de um formulário ou um CTA para outro conteúdo do seu site. Seja qual for a conversão, o teste A / B ajuda a decidir qual página ajudará sua empresa a obter mais delas. 

Certifique-se de que sua página tenha títulos, descrições, cabeçalhos e CTAs diferentes. O segredo é tornar as páginas diferentes o suficiente para que haja uma distinção clara entre elas. 

Mantenha seus clientes informados 

As empresas têm cada vez mais dificuldade em manter seus clientes informados. Os e-mails estão cheios de spam, os canais sociais são muito barulhentos e as equipes de atendimento ao cliente estão sobrecarregadas. 

Criar um local em seu site especificamente para comunicação com o cliente é uma maneira eficaz de resolver esse problema. E uma maneira ainda melhor de melhorar a comunicação é com um portal do cliente. 

Os portais de clientes podem ser acessados ​​por meio de seu site e são uma das maneiras mais eficazes de manter as informações críticas de negócios bem na frente de seus clientes. 

Algumas outras maneiras de ajudar seus clientes a se manterem informados sobre seus negócios são usando notificações de banner na web para horários comerciais e fechamentos, novos procedimentos operacionais ou notícias importantes da empresa. Para assuntos mais urgentes, como atrasos no envio ou cancelamentos de produtos, você pode usar notificações de texto automatizadas. 

Descubra recursos de sites sem cabeça 

Não são apenas sites que as empresas estão desenvolvendo, mas também aplicativos, sites móveis, monitores digitais e outras soluções digitais personalizadas.  Em um CMS sem comando, o conteúdo é separado da camada de apresentação e entregue por meio de uma API, que oferece flexibilidade para publicar conteúdo e exibi-lo em várias plataformas e dispositivos.  

Ao contrário de um CMS sem cabeça, os CMSs tradicionais foram construídos para gerenciar e exibir o conteúdo do site, mas quando se trata de enviar esse conteúdo para outras plataformas digitais, ele falha na entrega. É por isso que as empresas estão escolhendo a flexibilidade que um CMS com recursos headless oferece. 

Um benefício de um CMS sem cabeça para os profissionais de marketing é que o conteúdo não precisa ser duplicado em várias plataformas ou aplicativos, ele pode ser gerenciado e publicado em um só lugar, o que cria uma experiência digital coesa em toda a sua organização. 

Melhore o desempenho do seu site

Se você deseja melhorar as métricas do site, como aumentar a quantidade de tráfego para seu site e sua classificação nos resultados de pesquisa, você precisa se concentrar no desempenho do site. 

Sua solução de hospedagem deve atender às necessidades do seu site e acomodar o tráfego e o tamanho do seu site. 

A experiência do usuário no front end do seu site é outra coisa a se considerar. Um fator importante é a velocidade de carregamento da página, que pode ser afetada por código, imagens e integrações de terceiros. 

Uma maneira de entender o desempenho do seu site é obtendo uma auditoria do site de SEO. Uma auditoria do site medirá a velocidade e o desempenho enquanto revela problemas críticos que estão deixando o seu site mais lento. Se o seu site nunca foi auditado, 2022 é o seu ano para ver onde ele está. 

Reforce o seu compromisso com a privacidade 

A privacidade tem sido um assunto importante nas notícias há alguns anos e é algo que sempre será importante. 

Em 2022, sua empresa deve rever a forma como trata os dados dos clientes. 

O compromisso com a privacidade não deve ser apenas uma prática recomendada para sua empresa, mas também é importante verificar se sua empresa está cumprindo os regulamentos e leis de privacidade como o GDPR.

Se você for uma empresa nos Estados Unidos, poderá seguir estas etapas para garantir a conformidade com o GDPR. 

Algumas perguntas que você precisa fazer são: que tipo de dados de clientes coletamos por meio de nosso site, onde essas informações são armazenadas e estamos seguindo todas as práticas recomendadas de privacidade? Revisitar como os dados são tratados configura sua empresa para um futuro preocupado com a privacidade. 

Em 2022 é o ano para melhorar seu site  

A verdade é que seu website pode estar afastando clientes em vez de ajudá-lo a reter e atrair novos. Muitas empresas esperam até que estejam em modo de crise para tornar seu site uma prioridade. Em vez disso, as empresas precisam ser proativas e fazer melhorias no site regularmente para se manterem competitivas.