O ano de 2021 marcou muitas mudanças em nossa vida profissional. O zoom se tornou nossa sala de reuniões padrão e os webinars são eventos regulares. Mas a mudança mais impactante foi como a mídia social se tornou a janela para aprender, encontrar novas oportunidades de carreira e desenvolver nossas marcas. Isso apenas mostra a importância do marketing de mídia social.

Isso levou muitos profissionais de marketing a se concentrar novamente em sua estratégia de marketing de mídia social.

A mídia social permite que os profissionais de marketing se conectem e envolvem clientes em potencial onde eles estão: LinkedIn, Twitter, Youtube, Facebook, Instagram e até mesmo algumas das plataformas mais jovens, como TikTok. Com uma forte estratégia de mídia social e a capacidade de criar conteúdo envolvente, os profissionais de marketing podem engajar seu público.

A mídia social continuará sendo uma estratégia importante em 2022, e as empresas sempre podem encontrar maneiras de avançar em sua abordagem.

Por que as mídias sociais são importantes para o seu negócio? 

Embora as empresas B2B busquem vender produtos para outras empresas, o marketing B2B ainda é baseado em relacionamentos humanos. A mídia social tem sido usada há muito tempo para ajudar a desenvolver esses relacionamentos, mas sua importância aumentou no ano passado.

Sem eventos presenciais, os profissionais de marketing B2B precisavam de uma saída para se conectar com clientes em potencial e parceiros. E eles descobriram que poderiam fazer isso de forma mais eficaz por meio de plataformas sociais.

Ao usar a mídia social, os líderes B2B:

Construir consciência da marca

Em diferentes plataformas, as empresas podem contar sua história, porque fornecem os serviços que oferecem e mantêm o público atualizado com histórias de clientes e funcionários.

Se os líderes B2B são capazes de alavancar a voz de seus funcionários, eles podem estender o alcance de sua marca ainda mais. Cada funcionário tem uma rede pessoal e cada rede tem potencialmente centenas de contatos. Por sua vez, cada um desses contatos está conectado a centenas de outras pessoas.

 Gerar leads

Crie conversas e engajamento significativos dentro de sua indústria-alvo, postando vídeos, notícias, dados e tendências interessantes. Não apenas você constrói credibilidade com clientes em potencial, mas essas estratégias podem resultar na obtenção de leads.

Incentive leads

A venda social permite que os profissionais de vendas construam relacionamentos com leads. Aproveitando suas peças de liderança inovadora, provas sociais e outros conteúdos, eles podem ajudar os clientes em potencial a resolver problemas. Por sua vez, isso permite que sua equipe de vendas construa confiança e credibilidade.

Implementar Escuta Social

Ouça os clientes e o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa. Isso lhe dá a chance de obter um feedback sincero sobre como os outros veem sua marca. Isso abre uma janela para melhorar as áreas mais fracas do seu negócio, ao mesmo tempo que reforça os aspectos que já ressoam nas pessoas.

Conecte postagens sociais a oportunidades

Com a solução empresarial certa, os líderes podem direcionar as postagens dos clientes para o CRM para entender os clientes de forma mais completa. 

Avalie os esforços de marketing

As plataformas de mídia social e as ferramentas de gerenciamento permitem que você acompanhe as principais métricas de desempenho (KPIs). Você pode até atribuir um valor monetário ao engajamento orgânico na mídia social. O valor de mídia ganho (EMV) oferece uma ideia de quanto alcance e engajamento social orgânico teriam custado se você pagasse em anúncios.

Construir Autenticidade da Marca

O envolvimento nas mídias sociais dá às marcas a oportunidade de construir confiança com clientes, parceiros e talentos / funcionários em potencial. Isso é especialmente verdadeiro se outras pessoas estiverem promovendo sua marca ou produtos / serviços para outras pessoas.

As pessoas têm quase três vezes mais probabilidade de confiar nos conselhos ou recomendações de familiares e amigos do que nos canais de marca oficiais.

Promova a liderança de pensamento

A mídia social é uma ótima maneira de aprender sobre os problemas e interesses das pessoas. Por sua vez, estar nas redes sociais dá às marcas a oportunidade de impulsionar a liderança inovadora ao resolver problemas. Crie guias de procedimentos, webinars e outros conteúdos para ajudar as pessoas e, em resposta, as pessoas podem confiar em sua marca como fonte de orientação.

Aumente seu público

Em 2021, 4,48 bilhões de pessoas estavam usando as mídias sociais. As redes sociais não apenas fornecem uma janela para o maior mercado endereçável on-line, mas também mostram o que as pessoas reais falam ou gostam. Depois de aprender como resolver os problemas desse mercado com conteúdo de liderança inovadora, você poderá construir um público que acredita em sua marca e em seus produtos e serviços.

Construa uma comunidade

Com planejamento e engajamento, você pode construir uma comunidade ativa em torno de sua marca nas redes sociais. Você pode alavancar funcionários e clientes para gerar curtidas e compartilhamentos imediatos para seu conteúdo, de modo que alcance novos públicos.

Nunca é tarde para começar a amadurecer sua estratégia de mídia social. Quer isso signifique começar do zero ou incentivar os funcionários a construir suas marcas pessoais, a importância das mídias sociais nunca foi tão grande.